Dicas do Diegão #1 | Jogos para a Tainá (ou para qualquer um que queira se distrair na Quarentena)

Diego Souza Carlos
6 min readJun 21, 2020

--

Giro de recomendações para você (é isso aí, você mesmo)

95º dia de Quarentena

A pandemia nos pegou de surpresa. Quem diria que em 2020 as ações do Bolsonaro não seriam as únicas tragédias que viveríamos? Bem, o fato é que o novo coronavírus, o COVID-19, está em todo o mundo em níveis diferentes. No Brasil chegamos a dois marcos da crise sanitária neste final de semana (20/21 de junho): mais de 50 mil mortos e 1 milhão de casos confirmados.

Nesse momento, antes de qualquer assunto, vale dizer que se você pode ficar em casa, FIQUE. Não abuse da sorte ou desrespeite quem não tem essa opção saindo para afazeres que não são essenciais.

Além disso, cuide de sua mente. Durante o isolamento, as pessoas tendem a manifestar várias questões psicológicas como ansiedade, estresse e depressão. Mais uma vez, dentro das possibilidades de cada um, não deixe de procurar ajuda médica ou amiga. Ficar cercado de pessoas (mesmo que virtualmente) é essencial para manter a sanidade. Nenhum excesso faz parte de uma vida saudável em tempos normais, muito menos agora. Não abuse das informações, mas lembre-se da importância de estar minimamente informado.

Fora as recomendações (de coração) para que todos fiquem bem, em quase 100 dias de quarentena a gente começa a se reinventar quanto as tarefas do dia a dia e momentos de distração. Hoje darei dicas de jogos para se distrais um pouco.

Joguinhos para liberar serotonina

Aproveitando a maior disponibilidade de tempo em casa, é um bom momento para tirar o pó de alguns livros, assistir filmes e séries daquelas listas imensas dos nossos perfis de streaming e, claro, jogar muito videogame.

Agora, sem mais delongas, vamos às dicas de jogos de aventura que acredito que a Taina (que acabou de adquirir um PS4) e os interessados no gênero possam curtir.

The Last Of Us Part I & II

Na última sexta-feira, a tão esperada continuação de The Last Of Us chegou. Exclusivo para o PS4, o jogo continua a história de Ellie e Joel em um mundo distópico onde uma pandemia tomou conta do planeta transformando a maior parte da humanidade em zumbis/criaturas comandadas por um fungo poderoso.

Gráficos belíssimos, uma narrativa intensa e violenta, é prato cheio para quem quer descobrir o que fazer se a nossa situação de hoje piorar ( e para quem curte um deleite visual em uma jogatina de aventura).

Para quem não teve a oportunidade de jogar o game original, ele é exclusivo para PS3, mas há um remaster para PS4 (que estou jogando agora, viu Edjan e Léo?).

The Messenger

Fugindo um pouco das aventuras tradicionais da atual geração de consoles, The Messenger é um produto de 2018 que tem textura, gráficos e múltiplas homenagens ao passado. Com claras referências a Ninja Gaiden, o metroidvania é encarregado de levar o nosso herói, o Mensageiro, a lugares do presente, passado e futuro para salvar o seu clã entre mundos 8 e 16 bits.

Roteiro divertidíssimo, os diálogos com os monges são realmente engraçados (palmas para quem fez a tradução também), surpresas no meio do caminho, habilidades que dão um senso de desenvolvimento durante a jogatina e um preço camarada (dependendo da plataforma).

Depois de terminar ainda é possível jogar uma DLC em um ambiente praiano (encontrando maneiras de matar a saudade de ver o mar) com novos desafios, chefes e níveis.

Disponível para XONE, PS4, Nintendo Switch e PC.

Shadow of Tomb Raider

Já falei aqui no Medium sobre essa belezinha que existe entre nós. A última história da saga de origem do reboot de Tomb Raider é, por excelência, um dos melhores jogos da Lara Croft. Reúne o melhor das mecânicas experimentadas nos jogos anteriores (que valem muito a pena também) e traz uma aventura emocionante, em que é possível sentir durante as horas de gameplay o apreço da Crystal Dynamics, Eidos Montréal e os demais desenvolvedores na confecção desse universo recheado de histórias e cultura das regiões em que a protagonista passa.

Star Wars Jedi: Fallen Order

Uma nova franquia pode acender os ânimos dos fãs frustrados de Star Wars (é, Ascensão Skywalker foi meio complicado). A EA Games desenvolveu Star Wars Jedi: Fallen Order, uma aventura que se passa depois de A Vingança dos Sith e antes de Han Sollo. O protagonista ruivíssimo, Cal Kestis, é obrigado a usar a força depois de anos de reclusão e assim começa sua jornada em se reconhecer como um cavaleiro Jedi ao lado do android BD1 (grande concorrente, hein BB8 e R2D2), Cere e Greez. Vale dizer que, apesar dos bugs, é um jogo excelente. AAA.

Jogabilidade muito dinâmica, história cativante, personagens complexos, uma justa expansão do universo Star Wars, brigas com sabres de luz e a força, inimigas incríveis (sério, o design da Segunda Irmã é magnífico, foto ao lado) e…participações especiais, queridos. Para quem curtir, uma notícia boa: além de canônica, a franquia ganhará novos títulos.

UNO

Sim, é o UNO de cartas coloridas que você pensou. O jogo, que traz algumas modalidades e maneiras diferentes de gritar UNO e ser maldoso com o +4 de forma digital, ganha um upgrade pelo contexto. Não é possível mais passar esse nervoso fisicamente, então vamos virtualmente mesmo.

É divertido, principalmente no modo multiplayer online (para quem realmente está a fim de jogar). Infelizmente a evasão é muito grande quando um jogador começa a perder, nessas situações é comum você acabar apenas com robôs. Mas, pela nostalgia o game vale muito a pena para passar o tempo. Fique de olho, pois entra constantemente em promoção. Disponível para todas as plataformas.

Injustice: Gods Amoung Us

Isso é mais um aviso do que uma recomendação. O jogo de lutinha da DC está disponível gratuitamente até dia 25 de junho para Xbox One, PS4 e PC. Ele foi lançado inicialmente na geração anterior, então não estranhe os gráficos. Vale a pena em dias de estresse quando você não pode socar o amiguinho do trabalho. Um plus: essa versão já vem com todos os personagens de DLC.

Serviços de Streaming fazendo a boa

Posso dar dicas mais consistentes sobre audiovisual no #2, mas vale dar uma olhada no “Adicionados Recentemente” da Netflix ou da Amazon. Nessas novidades tem filme novo do Spike Lee, séries e filmes premiados e sitcons inteiras para maratonar.

A aba é encontrada facilmente. Aviso que as 10 primeiras temporadas de “Modern Family” e todas de “Community” estão disponíveis na Netflix, assim como “How I Met Your Mother” e “The Office” estão na Amazon Prime Vídeo. São comédias para “fazer a unha” que podem diminuir um pouco a tensão do dia a dia. Darei mais atenção a séries e filmes no próximo texto.

Mitchell e Cam com a filha Lilly de Modern Familly

Eu sou Diego Souza Carlos, um jornalista cultural apaixonado por boas histórias, música e kare.

Curtiu o texto? Dê a ele de 1 a 50 aplausos clicando nas mãozinhas ao final. Quanto mais “claps”, maior o destaque. Se quiser incentivar a produção cultural e independente pode compartilhar com seus amigos também.

Comentários, dúvidas e o diálogo são sempre bem-vindos!

--

--

Diego Souza Carlos

Jornalista cultural, criador de conteúdo e social media. Pós-graduando no CELACC/USP. Escrevo sobre cultura pop e estou sempre em busca de novas histórias.